quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Histórias para o rei

Nunca podia imaginar que fosse tão agradável a função de contar histórias, para a qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de surpresa, pois jamais exercitara dotes de imaginação, e até me exprimo com certa dificuldade verbal. Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si mesmas.
Este prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando. Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las, e mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha facúndia uma qualidade, passou a considerá-la defeito, e ordenou que eu só contasse meia história por dia, e descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois não sabia inventar meia história. Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.

[de Carlos Drummond de Andrade, em Contos Plausíveis]

66 comentários:

Unknown disse...

Quem são os personagens

Anônimo disse...

Rei e a rainha

Unknown disse...

Tem como manda ele na forma direta

Unknown disse...

Alguém tem como recontar a história pra mim? Como se tivesse uma linguagem mais atual.

Unknown disse...

Gente por favor me ajudem responder rápido porque é para amanhã, porque no início o narrador não se sente confiante em seu novo emprego? E depois como ele se sentiu???

Unknown disse...

Me ajudem gente nessa daqui também , o que o rei achou inicialmente dos história do narrador? E depois que o rei mudou de opinião???

Unknown disse...

Que palavas ou expressão indica quando aconteceu a história?

Unknown disse...

Me contem o resumo

Unknown disse...

Qual é a situação problema na história??

Unknown disse...

Que palavras mostram o trmpo em que a história acontece??

Unknown disse...

Rei e rainha

Anônimo disse...

Qual o ambiente no conto histórias para o rei



Unknown disse...

Gênero textual do livro ?
Scrr apresentação do livro amanhã?

Unknown disse...

A historia é contada por alguem?quem?

Unknown disse...

tem como vcs recontar esse história diferente pra mim por favor

Tete disse...

Para quê você acha que o texto foi escrito? Oi seja qual e o objetivo do texto?

ME AJUDA POR FAVOR

Anônimo disse...

Só gente pedindo resposta credo parece até burro que nojo disso ಠωಠ
E por isso q o Brasil n anda pq ele n tem perna kkkakakakakkakakzkakakakkzkakjjajakajjajajj

Feijão de abobora disse...

Kakakakakakakakzkkakzakakkakakakskskskskskskkskkskskskskskskskskskskzmsksksmsmsmsm

Primata primitivo disse...

Q merda

Unknown disse...

A onde foi contada a historia

Unknown disse...

tbm quero saberrr

Anônimo disse...

Poderia me falar quando o texto foi escrito? Pois estou fazendo os deveres em casa

Unknown disse...

Que palavra são os personagens

Unknown disse...

Eu tb queria saber

Unknown disse...

Gente responde vai

Unknown disse...

Eita

Unknown disse...

Não sei

Unknown disse...

1999

Unknown disse...

Vai se fuder seu puto, as pessoas tem dúvida também senhor inteligente

Unknown disse...

Para q vc acha q o texto foi escrito? Ou seja, qual é o objetivo do texto?

Unknown disse...

Como é seu nome?

Unknown disse...

Para ensinar algo para os leitores, o objetivo do texto é mostrar para as pessoas que na vida a gente pode ser substituído(a) por qualquer outra pessoa. Foi o que eu entendi😁😁

Anônimo disse...

Certeza que ele também tá procurando as resposta e tá aí falando , responde às pergunta aí se você é o malandrao , sabe tudoo

Unknown disse...

Queria saber

Unknown disse...

Que outras pessoas poderiam ler um texto como este???

Unknown disse...

A história é contada por alguém? Quem?

Unknown disse...

Kkkk

Unknown disse...

Kkkkkk

Unknown disse...

Queria saber

Roberta Ferreira disse...

Sim. PELO NARRADOR PERSONAGEM.

Unknown disse...

Quem é o narrador?

Unknown disse...

Qual é o objetivo do texto

Unknown disse...

Que outras pessoas poderiam ler um texto como este

Unknown disse...

Onde podemos encontrar um texto como este

Unknown disse...

Gente por favor responde

Unknown disse...

galera live do ph quem gosta de ler e jogar free fire diz eu sou jogador de free fire

Unknown disse...

p leitor

Unknown disse...

Rei,rainha,narrador e o mudo

Unknown disse...

Janeiro 1999

Unknown disse...

Gente Quando o texto foi criado?????

Unknown disse...

Como deixar esse texto em uma linguagem atual?

Unknown disse...

1999

Unknown disse...

E vai tomar no cu aposto que vc também procura resposta ainda vem falar dos brasileiro ah faça mil favor be maladro

Unknown disse...

Alguém tem como recontar a história pra mim? Como se tivesse uma linguagem mais atual.

Responder

Unknown disse...

Em que lugar os fatos aconteceram

Unknown disse...

Rei,rainha,narrador e mudo

Unknown disse...

Conto

Unknown disse...

Qual a situação inicial da história

Unknown disse...

Alguem saber essa e hurģente

Unknown disse...

Holla

Unknown disse...

Não sei

Unknown disse...

Como a história se inicia???

Unknown disse...

Para que você acha que o texto foi escrito?ou seja qual é o objetivo do texto

Unknown disse...

No reino

Unknown disse...

Onde a história acontece??

Unknown disse...

Preciso recontar essa história