segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Santo Amaro agora tem biblioteca comunitária

primeira foto, ainda em montagem

Inaugurada em dezembro de 2016, a Biblioteca Comunitária Santo Amaro possui cerca de 1500 títulos. Focada especialmente em literatura infanto-juvenil, encontra-se aberta para pesquisa e leitura com algumas das mais importantes obras escritas para crianças e jovens de todas as idades.

vista da entrada e rua

Do porão do Conselho de Moradores da Vila Santo Amaro - CMVSA, que era utilizado apenas para guardar objetos de pouco uso, surgiu uma biblioteca - um espaço de leitura dedicado as crianças e jovens das comunidades do Catete. Nele foram realizadas melhorias como pintura, elétrica, retirada de emboço infiltrado, emassamento do teto, etc. Além de ser equipado com estantes, tatames, almofadas, mesinha com cadeiras, caixas organizadoras, e, livros, muitos livros. E, para sinalizar esse espaço, uma bela  fachada gentilmente grafitada com muita arte e profissionalismo pelo coletivo Trapa Crew, da Tijuca.
Lucia e Carlos visitando local da instalação da biblioteca

Tudo isso foi possível graças primeiro ao sonho de quem sonhava em ter uma biblioteca para crianças e jovens da comunidade: Carlos Maia - morador da comunidade há alguns anos, que se dedica, além da sua profissão de maquiador e fotografo, a dar reforço escolar para as crianças da comunidade. Hoje, somado a isso, Carlos coordena o projeto Somando na Comunidade Santo Amaro onde o objetivo é proporcionar o contato e experiência com a arte e cultura através da dança, leitura e desenho. As aulas de balé acontecem semanalmente e hoje atende cerca de 50 crianças.

Sonho sonhado, sonho construído, sonho realizado.
antiga fachada do porão da associação de moradores
O Ponto de Leitura Conto a Conto teve oportunidade de entrar nessa história quando fui procurada em 2013 por Carlos Maia e Tatiana que tinham o sonho de aulas de balé para crianças da comunidade. Desde então sonhamos juntos. Conversando e buscando oportunidades. Porque não basta sonhar, é preciso realizar. Escrever o projeto, falar com outros sonhadores, acreditar no sonho, catar recursos, contar com as parcerias, jogar o sonho no vento... quem sabe um anjo passa, ouve e gosta da ideia...vai que ajuda...
Assim surgiu o projeto Somando - da garra e determinação desses sonhadores que acreditaram na possibilidade - por que não?
Há dois anos, o projeto acontece. As aulas de balé conta com a dedicação de professores voluntários, e acontecem no salão do "casarão" da Associação de Moradores. No fim de cada ano o resultado é mostrado para toda a comunidade. Em 2015 a celebração foi no Memorial Getúlio Vargas, na Gloria, cedido gentilmente pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Duas sessões com 200 pessoas cada.
Em 2016, a apresentação As Quatro Estações foi recebida pelo Fórum de Ciência e Cultura, na Praia do Flamengo, antiga Casa do Estudante Universitário. O belo salão CBAE, com piso de tabuas corridas, janelões de madeira e cristal, antes salão de hotel de luxo à beira-mar, foi generosamente cedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ para apresentação do projeto comunitário. Foram duas apresentações, com um público de aproximadamente 300 pessoas. Com figurino do próprio Carlos Maia e modelagem/costura de Genecy (da comunidade vizinha, da Tavares Bastos). Música e dança erudita, pop, hip-hop encantaram quem esteve presente, numa mistura surpreendente. Belo e Bravo!

Surge mais uma biblioteca comunitária.
O sonho da biblioteca começou com pequenas "sapateiras" de livros. Na verdade, sapateiras porque a ideia surgiu daquelas sapateiras com saquinhos que se coloca atras das portas. E, também, de solução similar visualizada em escolas do Norte do país.
sapateira de livro
As  "sapateiras" de livros foram feitas de retalhos e costuradas a mão com carinho pelo próprio Carlos Maia. Inicialmente foram produzidas quatro, e distribuídas em locais com um cuidador. Em breve serão mais. Nelas, livros - doados via Ponto de Leitura Conto a Conto através de doações de amigos do livro e leitura e da SEC RJ /MinC - por edital dos pontos de leitura de 2013. Os livros eram retirados e devolvidos, as revistas em quadrinhos eram um sucesso. Mas ainda era preciso um espaço físico.

Um anjo passou e ouviu.
A Biblioteca Comunitária Santo Amaro passa ser a meta do Ponto de Leitura Conto a Conto quando esse recebe a indicação para ser a instituição apoiada pela Olimpiada Solidária de Estudo, que é coordenada pela Ekloos [Ong fundada por Andrea Gomides e dedicada a auxiliar outras ONGs], patrocinada por instituições e Ongs internacionais como a italiana Coopera e a Unesco, e ainda apoio da Secretaria Municipal de Cultura através da Imprensa Oficial.  A indicação do Conto a Conto veio através da agitadora cultural e gestora de livro e leitura Benita Prieto (projeto Leitura Digital/Codex Club e Simpósio Internacional de Contadores de Histórias) - uma querida, por tanto. Assim, em Novembro e Dezembro de 2016 todas as bibliotecas participantes da Olimpiada reverteram horas de leitura e pesquisa para compra de livros e montagem do espaço da biblioteca comunitária. Cada hora vale um real para compra de livros. Foram mais de 550 mil horas de leitura, mais de 66 mil participantes em dez países.
Mais detalhes podem ser pesquisados no link http: www.olimpiadasolidaria.com

Vale destacar a contribuição, via Ekloos, da biblioteca Austragésilo de Athayde, do casarão no Cosme Velho, da família Sandroni. Infelizmente o espaço de cultura fechou mas dá lugar a uma escola de educação infantil. Antes, nos doou cerca de 1300 livros infanto-juvenis, uma seleção de especial qualidade, todos identificados por faixa de letramento e em excelente estado de conservação, a maioria novos.
colocando a mão na tinta!
Destaque necessário ao apoio de voluntários amigos da Casinha PAz e comunitários comprometidos com o sonho de construir uma biblioteca comunitária no Santo Amaro - Fátima Teixeira, Tania e José M. Diaz, Lily Rose e Fernando Pellon, "Inácia" Pereira e Rodrigo, Luciene Pereira, Alice Souto, Ticiano, Bruno Borja, Lígia Feijó, Ana Prado, Joaquim da Matta, Susana Barbosa, Douglas Pedra, Luis Turiba, Luca Andrade, Ana Karina, Ana Lucia Vaz, Maria Malta, Ana Lucia Pó, entre outros. Além de todos os voluntários da biblioteca da casinha que doaram seu tempo na organização do acervo: Adelina, Maria Lucia Martins, Edson Feitosa, Aure Canuto, Márcia Canuto e Sérgio. Gratidão para a fotografa e poeta Vanessa Angelo que gentilmente registrou todo o evento.

Agradecimento especial a equipe da Ekloos que não fica apenas [e já seria muito] na gestão do orçamento e burocracia envolvida mas pegam no pesado e colocam a mão na massa sem medo de ser feliz.  Andrea Gomides e Cintia Carvalhaes, e outros da equipe, pintaram, arrumaram, limparam, carregaram peso pra cima e pra baixo. Coisa rara de se ver! Nossa gratidão pelo companheirismo e parceria, que pretendemos que seja longa.

O espaço cedido gentilmente pelo CMVSA  recebeu limpeza, pintura, iluminação, livros e equipamentos. Em 17 de dezembro de 2016 é inaugurada a Biblioteca Comunitária Santo Amaro. A festa de inauguração, contou com a presença dos comunitários - crianças e adultos -, bibliotecas vencedoras da olimpíada, patrocinadores, parceiros e apoiadores. E ainda com apresentações generosas de contadores de histórias e poetas: trupe Pequenalegria, do Tabajaras (Copacabana), grupo Conto a Conto com Ticiano e coletivo Balalaica com Alice Souto. Teve bolo e refrigerante, gentilmente cedido pelo comércio local.

Em 2018 terá programação voltada para o estimulo ao livro e leitura - serão oficinas de desenho, poesia, além de rodas e horas de leitura e contações de histórias - uma parceria com o Ponto de Leitura Conto a Conto.
A campanha continua, porque isso foi só um começo. Um bom começo! Mas o projeto precisará atender a mais crianças e manter a programação. Melhorar cada vez mais o espaço e amplia-lo. Aceitamos voluntários que amem crianças, gente, livro e leitura, além de material para oficinas (lápis cera, lápis de cor, papel, cola, tesoura sem ponta, marcadores e canetas hidrográficas, etc), e livros em bom estado (exceto didáticos), claro!
Feliz Ano Novo 2017!

Por Lucia Helena Ramos

Nenhum comentário: